2a. onda pode chegar

Por Raphael Oliveira

Por enquanto o estado do Espírito Santo e o Brasil ainda não vislumbram uma segunda onda de contaminação, mas na Europa a ameaça de um novo surto de contaminação do novo Corona vírus, o covid-19, e todos os impactos negativos e desafiadores que resultam na economia, é eminente.

No Reino Unido foram impostas novas medidas restritivas, limitado novamente o horário de funcionamento de bares e restaurantes, por exemplo, com o aumento do número de casos. Além disso, o país não voltará a normalidade social até daqui há, pelo menos, 6 meses, de acordo com primeiro-ministro, Boris Johnson.

Também na Espanha, um total de 850 mil moradores de Madrid e da região metropolitana tem a circulação restringida em seus bairros durante, por enquanto, duas semanas. Liberados somente para tarefas essenciais.

Assim, não podemos dispensar essa possibilidade e muito menos as, projeções, ações e planos de contingência, caso venhamos a ser atingidos novamente com esta hecatombe que caiu sobre nós nos últimos meses – deixando consumidores/moradores em quarentena – e que tentamos nos reerguer e adaptar durante este tempo.

Desta forma, segue algumas medidas visando minimizar o impacto nas empresas, caso a segunda onda venha a nos atingir:

  • Realize o planejamento empresarial e tributário, para cada cenário, programe um gatilho a ser acionado;
  • Deixe as finanças em dia, controle de caixa é essencial;
  • Olho nos ativos, nos bens que podem ser monetizados como dinheiro em caixa e maquinário;
  • Impulsione o marketing e as vendas, buscando novos clientes e mercados;
  • Invista na tecnologia, é a era do home office, reuniões virtuais, arquivos em nuvem, lives e webinar;
  • Conheça as novas relações trabalhistas, a relação de desburocratização entre patrões e empregados;
  • Invista nas pessoas e no clima organizacional, a união certamente conduzirá a conquistas das empresas.

Mesmo que não cheguemos a ter uma segunda onda, voltado com medidas que reduzam a circulação, não é uma hipótese distante. E o consultor de gestão, como ajuda nisso tudo? É preponderante, na medida em que oferece soluções estratégicas em gestão empresarial, através da otimização dos processos, gerando resultados.

Além disso, fazer com que a empresa apresente resultados de excelência e alta performance na área que atua, tendo em vista os novos formatos. Pode contribuir tanto para as empresas do setor privado, como no serviço público, para o desenvolvimento de serviços e reduzir custos que gere, no final das contas, muito ganho de produtividade!

Vamos falar mais a respeito? Então, chame-nos aqui. Podemos ajudar.