Como bater a meta?

E quando a empresa bate aquela meta tão esperada? É a sensação de esforço recompensado, que vale a pena? Ótimo né? Mas, para chegar lá é preciso ter uma gestão firme, porque o que não é novidade, é que o mundo corporativo está cada vez mais competitivo e, em transformação galopante, principalmente, no mundo de novos hábitos e tecnologias, impulsionadas pelo covid-19.

Podemos dizer que muitas transformações foram aceleradas agora com o “novo normal”, com a pandemia colocando o futuro para hoje, principalmente, em relação as novas tecnologias da informação. As boas ideias que motivem o pessoal para bater as metas são super-válidas para colocar em prática neste momento.

Neste cenário, para alcançar os resultados satisfatórios e alcançar sucesso nas metas é preciso compor uma equipe motivada, engajada e focada no propósito da empresa e executar com precisão o planejamento estratégico, passando por definir com total clareza os objetivos e estratégias. Bater metas, não é sinônimo de força-tarefa no fim do mês ou empurrar vendas só para cumprir tabela, precisa ainda de uma consultoria na gestão, adequada a realidade de cada mercado.

Vamos então ver como bater estas metas, te digo aqui 7 dicas potentes:

  1. Metas precisam ser alcançáveis, desafiadoras, não pode ser fáceis (senão vira rotina), nem mirabolantes, senão os funcionários ficam frustrados. O segredo é o meio-termo.

  2. Valorize quem está com você, são eles os principais responsáveis por executar as vendas da empresa. Portanto, devem ser motivados e estimulados a atingir os seus objetivos. Trate-os bem, para reter talentos.

  3. Bateu meta? Comemore! É preciso celebrar os resultados, utilize as mídias internas para divulgar as conquistas e reconhecer o trabalho e empenho dos envolvidos, invista em medidas de participação nos lucros e distribua prêmios para os craques.

  4. Sempre dê feedbacks! Fale se está no caminho, quais correções de rumo, elogie, buscando sempre uma forma cordial para isso. Na outra ponta, o colaborador terá a liberdade de expor como estão acontecendo as coisas e se sente mais seguro para opinar e achar soluções.

  5. Conte com líderes inspiradores, aqueles “caras feras” em cada área, referência a ser seguida, com todos acreditando no que diz e a ideias dele. Essas qualidades motivam a equipe e todos se tornam mais solícitos a contribuir para chegar na meta.

  6. Valorize os colaboradores, oferecendo chances para subir de cargo e aumentando salários, quando possível, observe aqueles que estão sempre se capacitando por meio de leituras, cursos e outros aprimoramentos profissionais.

  7. E também invista em capacitação para eles, faça convênios com faculdades ou escolas que tenham cursos nas áreas de atuação da empresa, disponibilize um tempo para o colaborador fazer um curso, algo assim.

Como espero que tenham percebido, para fechar vendas e negócios e bater metas é preciso ter, acima de tudo o ânimo, alto astral, motivação.
Um dos exemplos mais recentes que tenho foram com as metas batidas com o Grupo Argalit, que há 40 anos é a maior Indústria de Tintas e Argamassas do Espírito Santo, e que vem conquistando números surpreendentes com toda a equipe feliz e motivada. Vamos falar mais a respeito? Então, chame-nos aqui. Podemos ajudar.