10 motivos para investir em um consultor em gestão

Contratar um consultor em gestão, que garanta um resultado final, é um investimento, não um gasto para o negócio. Empresas já descobriram esta ferramenta que pode determinar o sucesso, principalmente, neste cenário de crise econômica de hoje, que nos faz lembrar a chamada grande Depressão, também conhecida como a Crise de 1929, que persistiu ao longo da década de 1930.
Imagine uma situação hipotética que poderia ser real: o empreendedor conhece tecnicamente o ramo, despertou para uma ideia, realizou muitos esforços, se dedicou e, conseguiu prosperar! Conseguiu alavancar a empresa e se posicionar no mercado. Ôpa! Taí o sucesso.

Porém, como não se preparou para ser um bom empresário/gestor (o que acontece na maioria das vezes, infelizmente) pode pôr tudo a perder e o resultado nada mais é, que quebrar a empresa… O problema é que, mais difícil do que alcançar o topo, é se manter no topo. Surge aí importância crucial de um consultor de gestão estratégica.

A principal tarefa deste profissional – de fora da empresa e visão diferente de mercado – é fazer com que a empresa apresente resultados de excelência e alta performance na área que atua. Muito útil, tanto para as empresas do setor privado, como no serviço público para o desenvolvimento de serviços e reduzir custos, no final das contas, com ganho de produtividade!

Na prática, vamos ver quais os benefícios de ter uma consultoria de gestão estratégica na empresa:

  1. Foca em determinada área e potencializar a produtividade dela, com uma melhor organização dos processos.

  2. Tem novas visões e técnicas dos negócios. Equipe incorpora os ensinamentos nas tarefas do cotidiano.

  3. Tem um olhar externo com conhecimento técnico no ramo, mais inovador, questionador e ousado.

  4. Reflete se é necessário contratar o serviço ou se a equipe interna é capaz de realizar determinadas funções.

  5. Reduz obstáculos que comprometem a qualidade de produtos e serviços, aumenta a produtividade e reduz custos.

  6. Contribui para fidelizar e prospectar clientes.

  7. Ajuda a encontrar novos fornecedores.

  8. Identifica as características da empresa e alavanca projetos de baixa rentabilidade.  

  9. Identifica também trabalhos que geram insatisfação e desmotivação entre os colaboradores

  10. Avaliar a maturidade de gestão da sua empresa, qual nível ela se encontra, daí é possível determinar práticas para evoluir.

E, claro, é preciso ter uma eficaz contabilidade de custos, senão, empresa alguma sobreviverá. Diante de todos estes motivos, a consultoria pode ser o diferencial e fator decisivo para gerenciar seus negócios ou empresa. Aquela diferença que pode fazer a empresa quebrar ou seguir em frente com sucesso, principalmente neste momento de tantos desafios que temos pela frente.