3P´s contra a crise: Pessoas certas, Processo rentável e Produto bom

A crise provocada pelo Corona vírus avança com o fechamento de até 80% das atividades comerciais no Brasil. A estimava é que a crise tenha potencial para eliminar até 28% dos postos formais de trabalho.

Para se ter uma ideia, o varejo brasileiro perdeu R$ 86,4 bilhões apenas de 15 de março a 18 de abril, o equivalente a um encolhimento de 39% no faturamento do comércio, em relação ao período anterior ao início da pandemia, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além disso, pelo menos 600 mil micros e pequenas empresas fecharam as portas depois do avanço do covid-19, de acordo com o Sebrae.

Neste cenário, a alternativa para chegar a um negócio bem-sucedido é o 3P´s, que representa: Pessoas certas, Processo rentável e um Produto bem apresentável. A abordagem foi difundida pelo CEO da Camping World e da Good Sam Entreprises, Marcus Lemonis, aquele mesmo, o apresentador do reality de sucesso The Profit, O Sócio, exibido pelo canal Histoy, que ajuda empresas em dificuldade.

Conhecendo um pouco da trajetória, o empresário nasceu em 1973, no auge da guerra civil do Líbano, e foi adotado pelos gregos Leo e Sophia Lemonis, que residiam em Miami. Muito cedo conheceu a indústria automobilística (o avô era dono das duas maiores concessionárias Chevrolet dos EUA).

Infelizmente, sofreu abuso sexual e lutou contra a depressão e distúrbios alimentares. Mas, não se abateu e, os 12 anos já começou sua vida de empreendedor, cortando a grama das casas da vizinhança para liquidar a dívida de uma empresa de doces. Em 1995, recebeu o título de bacharel em Ciência Política pela Universidade Marquette. Atualmente, além do programa de TV, comanda a empresa com 7 mil funcionários e conta com uma fortuna avaliada em mais de 2 bilhões de dólares.

Para adotar os 3P´s é preciso ficar atento a algumas questões. A começar, ter pessoas com papéis bem definidos, não só profissionais competentes, mas também garantir que eles estejam no lugar correto, levando-se em consideração a satisfação deles. Só lembrando, a maioria dos negócios “quebram” por conta de pessoas.

Também é essencial uma boa comunicação, um local de trabalho que proporcione bem-estar, e planejar todas as fases do processo: Gerenciais – que definem o sistema em que opera uma empresa; operacionais – atividades fins como vendas, fabricação, distribuição e suporte que dão apoio aos processos operativos – tais como marketing, compras, contabilidade, recrutamento e seleção, manutenção, suporte técnico.

Leve em consideração, por exemplo, se o espaço é alugado, se o valor é muito alto, pode ser a hora de rever tudo isso. Lembrando que ter muitas despesas coloca muita pressão em um negócio.

Por fim, é necessário um bom produto! Faça as perguntas: Compraria o seu produto? Tem qualidade constante? Tem um diferencial em relação à concorrência? Sabe exatamente o que o mercado espera do seu produto?

Para Marcus Lemonis, segredo das empresas de sucesso, é acreditar que sempre é possível melhorar! Agora é com você líder! Já sabem, além de ser um bom vendedor, é preciso ser também um bom gestor. E se possível, conte sempre com a atuação de um consultor empresarial.