Prepare 2021 para muitos negócios

2021 chegou! O tenebroso ano de 2020 se foi e as expectativas para este ano são mais animadoras, mesmo diante de nova variante e aumento do número de casos da covid-19. Que possamos usar toda a superação que tivemos e todos os aprendizados para seguir com determinação e prosperidade!! E o momento de planejar e gerir o negócio é agora! já! para que tenhamos menos percalços pelo caminho.

Ainda que 2021 traga esperanças, principalmente com a possível chegada da vacina de covid-19 no Brasil, os empresários precisam se preparar para perrengues pelos próximos 12 meses. E mais do que nunca, é preciso aprender com as consequências do tombo geral das empresas sofrido em 2020.
Os dados do Sebrae comprovam: pequenas empresas brasileiras faturaram 36% menos do que no mesmo período de 2019 e 13% disseram ainda sofrer com as normas de segurança que impedem o atendimento em 100% da capacidade dentro de seus estabelecimentos. Entre as áreas mais promissoras indicadas pelos especialistas estão o mercado pet, alimentação e vida saudável, consultoria e treinamento online, apps e novas tecnologias e produtos artesanais.
Mas, para todos é preciso a gestão estratégica, aquele conjunto de práticas e objetivos definidos, levando em consideração os ambientes interno e externo da companhia. Além de determinar os principais objetivos de uma organização, em determinado período de tempo, definir os objetivos a serem alcançados e alocação de recursos para que as metas se concretizem. Benefícios disso? Vários!
Avaliar a maturidade de gestão da empresa, qual nível ela se encontra e determinar práticas para evoluir, como potencializar a produtividade dos processos e reduzir custos, incorporar novas técnicas no cotidiano, de forma questionadora e ousada, refletir e acompanhar o desempenho da equipe, contribuir para fidelizar e prospectar clientes e localizar novos fornecedores.
Quer dicas? Vamos para algumas deste 2021 desafiador e esperançoso:
1 – Mantenha dinheiro em caixa e se prepare para a recuperação da economia. 2021 é ano de consolidar as mudanças que foram feitas;
2 – Foco total no cliente, conheça bem quem é, ofereça um produto ou serviço pelo qual ele esteja disposto a pagar;
3 – Trate bem os funcionários, empresa que apostar no trabalho remoto precisa garantir que os empregados tenham a estrutura e treinamentos necessários para trabalhar em casa;
4 – Invista na tecnologia, é a era do home office, reuniões virtuais, arquivos em nuvem, lives e webinar;
5 – Inove sempre, empresários não podem se acomodar. Enquanto as grandes companhias podem ter uma área de inovação, os pequenos negócios precisam sempre pensar em novas soluções;
6 – Conheça as novas relações trabalhistas, a relação de desburocratização entre patrões e empregados;
7 – Impulsione o marketing e as vendas, buscando novos clientes e mercados;
Além disso, procure um bom consultor em gestão, que dê garantias. No meu caso, garantimos pelo menos R$3,00 para cada R$1,00 investido.
E você, está preparado para 2021? Senão, chame-nos aqui. Podemos ajudar.